sábado, 16 de outubro de 2010

A importância da exibição do desenho das crianças na escola.

A criança necessita desenhar, por meio do desenho ela consegue imitar e representar a sua realidade.

“Imitar um modelo constitui a essência da aprendizagem por observação, é essa a forma de aquisição de novos comportamentos”. (NETTO, 1987, p. 35).

A imitação pode ocorrer através de gestos ou também por comportamentos lúdicos, com os quais a criança consegue trazer fatos já observados. Para ela é mais fácil mostrar o que está pensando através de desenhos, construção de objetos, do que usar o pensamento.

“Como a criança tende espontaneamente a desenhar, é evidente que não se deve impor-lhe nem a visão nem a técnica do adulto. Isto não significa que se deva abandoná-la a si mesma.” (PORCHER, 1982, p. 101).

Pesquisando pela net encontrei essa reportagem na Nova Escola e resolvi compartilhar com vocês. Espero que esclareça melhor o que estou apresentando a vocês:


 



Assim não dá! Não exibir os desenhos das crianças na escola

Ronaldo Nunes (novaescola@atleitor.com.br). Com reportagem de Elisa Meirelles, Pablo Assolini e Rita Trevisan



Na tentativa de criar um ambiente familiar para a meninada, muitas escolas de Educação Infantil optam por enfeitar as paredes com personagens de desenho animado e cenas de contos de fadas. A iniciativa, por mais bem intencionada que seja, não dá às crianças a chance de interagir com o espaço e pode acabar reforçando estereótipos. A escola que faz uma decoração com imagens desse tipo acaba mostrando aos pequenos que não quer que eles marquem o ambiente em que trabalha com produções próprias. 
Além disso, os personagens escolhidos nem sempre são familiares a todos. Muitos desenhos representam mais a visão que o adulto tem dos interesses infantis do que o universo em que a meninada vive.

Em vez de pendurar em murais e varais exclusivamente as produções dos adultos, é mais interessante usá-los como espaço de reversibilidade, capaz de abrigar diferentes produções dos pequenos ao longo do ano, de acordo com o plano de trabalho desenvolvido pelo professor.

Com isso, eles se veem naquele espaço, se identificam com o ambiente e podem perceber e comentar as semelhanças e diferenças entre seus trabalhos e os dos colegas.

Ao participar do local em que passam boa parte do dia, os alunos entendem que a escola se interessa pelo aprendizado e valoriza o esforço de cada um. É uma ótima maneira de dar aos pequenos um ambiente familiar, em que se sintam, de fato, acolhidos e prestigiados.

Consultoria Maria Paula Zurawski, mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), professora titular do Instituto Superior de Educação Vera Cruz, de São Paulo, SP.


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